Entre em contato:
(11) 9 9410-5364
psicologo@leonardomilan.com.br
Uma proposta de significado para o trabalho clínico em Psicologia
5 de janeiro de 2018
Leonardo Milan
Psicologia Clínica

Carl Gustav Jung desenvolveu a teoria da personalidade a partir de suas próprias vivências e reflexões. Conheceu e foi influenciado, ao longo de sua vida, por muitas culturas e sempre atento às expressões humanas construiu uma imagem muito interessante a respeito do ser humano.

A ilustração associada a esta postagem teve a pretensão de simbolizar um dos conceitos mais significativos da abordagem Junguiana chamado de INDIVIDUAÇÃO. Este conceito se refere ao processo de desenvolvimento ao qual todas as pessoas experimentam ao longo da vida e tem como finalidade orientar o desenvolvimento da personalidade de cada pessoa a tornar-se “si-mesmo”, inteiro, indivisível e singular.

A INDIVIDUAÇÃO é, para Jung, mais um caminho a ser trilhado do que um alvo a ser alcançado, assim jamais esgota-se.

Gosto muito de destacar uma de suas frases que, em minha interpretação, simboliza grande parte daquilo que entendo ser a forma dele em conceber o humano em sua dimensão relacional: “No campo em que o amor impera, não há desejo de poder. No entanto, quando o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro.” Esta frase esta em seu livro: “Psicologia do Inconsciente” parte de suas obras completas publicado pela editora Vozes de Petrópolis (RJ). Entendo o meu trabalho clínico como uma forma de contribuir com as pessoas em seus necessários empoderamentos para trilhar este caminho.

Carl Gustav Jung

Deixe uma resposta

2 Comentários

  • breno.sic@hotmail.com

    Ótimo texto Leonardo! 🙂

  • NATHALY LEITE SILVESTRE

    Texto fantástico pro Léo, tenho lido bastante sobre o processo de individuação através das fontes que o senhor nos ensinou enquanto foi meu supervisor na clínica, sou grata por ter convivido com a sua pessoa durante meu processo de formação e por ter me ensinado a beber e buscar dessa fonte maravilhosa que é a Psicologia Analítica… Gratidão! 🙏🙇

Psicólogo Leonardo Milan
Enviar mensagem