Entre em contato:
(11) 9 9410-5364
psicologo@leonardomilan.com.br

Todos os Serviços

A Psicoterapia que se oferece aqui é um serviço profissional especializado, que visa contribuir com a ampliação da consciência de pessoas que identificaram aspectos em suas vidas considerados promotores de sofrimento e buscam crescimento pessoal no sentido de compreender as causas bem como dar significado às finalidades destas experiências geradoras de sofrimento[...]
A supervisão clínica é um serviço que visa contribuir com psicólogas (os) na condução de seus casos clínicos, orientando e colaborando com reflexões acerca dos caminhos disponíveis na realização do trabalho clínico em consonância ao referencial teórico adotado pelo profissional. Os profissionais, tanto aquele responsável pela o atendimento quanto o supervisor, têm o[...]
O Grupo de Estudos que se oferece aqui é um serviço profissional, que visa contribuir com a formação continuada da (o) profissional da Psicologia. Ocorre periodicamente em reuniões com calendário previamente elaborado nas quais são objeto de estudo e pesquisa alguns aspectos específicos de técnicas e conceitos relacionados à Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung[...]
A Orientação Psicológica é um serviço que visa contribuir com a ampliação da consciência em situações específicas, breves e pontuais. O profissional responsável pelo atendimento tem o compromisso de respeitar os pressupostos do Código de Ética Profissional do Psicólogo, principalmente no que tange ao sigilo das informações[...]

DÚVIDAS FREQUENTES

Qualquer pessoa pode participar de serviços profissionais com psicóloga ou psicólogo, entretanto alguns fatores podem determinar a escolha de um serviço específico como a psicoterapia.

Os serviços psicológicos prestados a crianças (com idade até doze anos incompletos) e adolescentes (com idade entre doze e 18 anos) devem ter a autorização de, pelo menos, um adulto responsável pela criança ou adolescente (pais ou guardiães legais).

Cabe ressaltar que na área clínica da Psicologia, os serviços mais comuns são a Avaliação Psicológica, Psicoterapia e a Orientação Psicológica. Estes dois últimos serviços mencionados são prestados às pessoas que estejam vivenciando alguma dificuldade de caráter afetivo ou emocional e não estejam conseguindo com seus próprios recursos superar estas dificuldades.

Intervenção clínica: Ação realizada utilizando-se recursos externos à pessoa para superar uma situação que esteja provocando sofrimento. Quando, por exemplo, estamos com dor de cabeça, podemos tentar encontrar um espaço no qual seja possível relaxar por alguns instantes (utilizando seus próprios recursos) para tentar se livrar o incômodo da dor. Mas quando este procedimento não tem sucesso, habitualmente recorremos a um comprimido de analgésico (recurso externo) para nos livrarmos da dor que nos faz sofrer. Assim, consideramos o comprimido foi a intervenção clínica usada.

Vivemos em uma sociedade que nos solicita muito em todos os sentidos, assim é bem comum experimentarmos sentimentos relacionados às nossas inseguranças e indecisões. As vezes perder alguém muito importante, por exemplo, nos “tira do eixo” e uma reação natural nestas ocasiões é vivenciar a tristeza. Entretanto quando este sentimento não se dissolve, perdura e nos limita em algum campo (seja relacional, familiar, profissional) é importante buscar uma ajuda profissional.

As vezes é difícil para a pessoa reconhecer momentos como estes, e isto se deve a vários fatores, como aqueles que eu exemplifiquei no texto “NOSSAS DORES” na página do BLOG.

Em situações como esta, é muito importante ter alguém que sinalize e ajude a pessoa a tomar consciência da necessidade de uma intervenção clínica.

Para alguns casos, recomenda-se a Orientação Psicológica que implica em um trabalho clínico pontual e relativamente breve. Cabe aqui indicar consulta à página de “SERVIÇOS” na qual se apresenta um detalhamento do que vem a ser ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA.

Para outros casos, recomenda-se a Psicoterapia que implica em um trabalho clínico envolvendo conteúdos pessoais de maior profundidade e habitualmente exige um processo mais longo. De qualquer forma, os profissionais da Psicologia têm condições de avaliar a necessidade e encaminhar a pessoa para o serviço mais indicado em cada caso.

Algumas situações, em que o diagnóstico não fica muito claro, recomenda-se a AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA que é um processo no qual o profissional realiza uma investigação planejada acerca das características da pessoa com objetivo de obter informações que auxiliem o profissional no estabelecimento do diagnóstico. Este trabalho pode incluir a utilização de testes e outros instrumentos para subsidiar a avaliação.

É certo que não são estes os únicos serviços disponíveis na área clínica da Psicologia, entretanto, o mais importante é saber que em determinadas situações torna-se necessária a intervenção da profissional psicóloga ou do profissional psicólogo.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, não tenha receio de encaminhar suas dúvidas e saiba que será com prazer que me disponho a tentar esclarecer o mais breve possível.

Mande alguma sugestões!

Psicólogo Leonardo Milan
Enviar mensagem